segunda-feira, dezembro 29, 2003

NãoTenhoTempoOuNãoQuero!?!

Na antevéspera fui para a borga com um amigo e cheguei a casa ás 2 e meia da manhã! Na véspera estive de cama, como resultado da borga da noite anterior!! Espero que isto não me aconteça outra vez! e muito menos estando sózinho em casa!!!!! No dia, vieram os Kids e não pude tirar os meus olhos deles! É tão raro ver os três juntos!! Acabei a dormir com a mais nova e não tive tempo.No dia a seguir brincamos, tomamos banho de "piscina" como diz a mais nova, cozinhamos etc. No sábado, a mesma dose, e vimos televisão até eles irem embora! E pensando que a saida deles de casa me atiraria para aqui a jacto, não. Sentei-me a olhar para o teclado, vi o email e fui-me deitar!!!

Ontem, fiz uma daquelas curas de sono que fui desenvolvendo estes últimos anos, e não sai da cama o dia todo!! Hoje, achei que era cama de mais e levantei-me, tomei chuveiro, fiz a barba, vesti-me e peguei no carro para ir á Junta de Freguesia. Aí chegado, recambiaram-me para a Câmara Municipal para levantar a Guia de Chamada para a tropa do meu filho. Já a tenho, assim como a requisição do bilhete do comboio, que creio ele não vai usar. A cidade tinha trânsito como nunca ví!! Não sei o que se passava!?! (se calhar a cidade é assim e eu ainda não tinha notado!) Fui comprar pão quente e vim para casa. Agora estou aqui, mas continuo sem vontade, por isso, vou ficar assim. Pode ser que mais logo ou amanhã esteja com melhor disposição. Ciao.

segunda-feira, dezembro 22, 2003

Voluntariedade?SimNãoMas......

Hoje estava a passar os olhos por aquelas crónicas do Público, e fixei esta frase:" a Interrupção Voluntária da Gravidez....." .
Temos de novo discussão sobre o "Aborto". Como de costume, uns a favor, outros contra ou não fosse uma discussão! E cada um dos lados esgrime suas ideias, apresenta as suas pesquisas, os seus inquéritos de opinião.
Uns brandem a Bíblia e publicações afins, outros as legislações de outros países. Enfim, uma discussão eterna, cíclica e sem resolução definitiva aparente.
Mas a frase que mencionei acima, " interrupção VOLUNTÁRIA da gravidez " deveria ser isso mesmo: VOLUNTÁRIA !
Um ateu, reclama que a interrupção VOLUNTÁRIA deve ser proibida porque ninguém tem direito de matar fetos que são gente! Outro ateu reclama que sim, que pode mas só até "xis" semanas! Um religioso fiéricamente vaticina que a interrupção VOLUNTÁRIA da gravidez é aceite desde que se cumpram certos pressupostos ( fazendo-me lembrar dos tempos da Bulas Papais, em versão Soft !) enquanto que outro religioso afincadamente reclama a impossibilidade em qualquer caso de haver interrupção VOLUNTÁRIA da gravidez. E depois temos todo e mais algum tipo de sub-tipo de a-favores e contras !
Tudo muito interessante, com um pequeno aponte meu, que de repente se me afixou frente aos meus olhos, assim como que um anúncio de néon!: todos os intervenientes na discussão falam e escrevem sobre a interrupção VOLUNTÁRIA da gravidez !!!!!!! Falam e escrevem mas parece-me que o fazem sem pensar e/ou reparar no que dizem e/ou escrevem : então se falamos de um assunto, acção, que supostamente é "VOLUNTÁRIA" então é ou deveria ser "VOLUNTÁRIA" !!E se é voluntária, então é para ser decidida a favor ou contra, "VOLUNTÁRIAMENTE' por quem de direito, neste caso a grávida!
Agora, se é moralmente aceitável ou não, essa escolha faz quem quiser, desde que não interfira fisicamente no acto!
Não me parece justo, e o que é justo parece-me bastante mais importante do que o que é moralmente aceitável, que se possa interferir, penalizar e criminalizar !! uma grávida que abortou ou pensa abortar. Ninguém senão ela, sabe os motivos porque o deseja fazer. E não diz respeito a mais ninguém este assunto que não á grávida!
Como de costume, a hipocrisia acompanha esta discussão. Vemos namorados, maridos e pais, que já autorizaram, ajudaram e mesmo obrigaram a que se fizesse um aborto, agora e no que diz respeito á sua imagem perante a sociedade, a contestarem ferozmente a possibilidade de haver interrupção VOLUNTÁRIA de gravidez ! No privado agem de uma forma e em sociedade de outra! Temos também, e aqui um assunto bastante Tabú, religiosos ou religiosas que provocaram, aconselharam e mesmo praticaram a interrupção VOLUNTÁRIA de gravidez! ao mesmo tempo que hipocritamente nos seus púlpitos, por vezes, salas de aulas, catequeses, sessões de aconselhamento, etc, tão frenéticamente combatem e condenam a um qualquer inferno quem se envolver em interrupções VOLUNTÁRIAS de gravidez.
A interrupção VOLUNTÁRIA de gravidez, mais conhecida por "aborto" é uma prática com milénios de história. Com épocas e civilizações distintas e variadas no que respeita á sua utilização ou interdição.
Nos tempos mais a nós chegados, todos sabemos ou ouvimos falar da sua efectuação. Entre amigos, ou familiares, ou desconhecidos, todos já ouvimos falar de quem fez ou vai fazer! Todos temos uma opinião! Eu até bem á pouco tempo tinha uma norma de conduta sobre este assunto, agora ultimamente a minha posição é esta que aqui escrevo. Cada um no seu galho. Ninguém está de acordo ainda, sobre quando é que um feto é ou não é um ser humano! Há divergências, logo não há certezas! Como sub-sistema desta discussão, há as variantes de: "até quando se permitir", e ainda o sub-grupo de: "porque motivos permitir".
A acompanhar toda esta discussão, o conhecimento de clínicas em alguns países. E temos mesmo ao nosso lado um país que anuncia nos nossos jornais essas mesmas clínicas!
Para não aprofundar mais nem sequer tentar entrar em tomadas de posição, o que eu acho que devia ser proibido é que a interrupção VOLUNTÁRIA de gravidez seja praticada por pessoas sem conhecimentos científicos, que só seja possível a sua prática em locais credenciados para cuidados de saúde.
Quanto ás moralidades, estas deverão pertencer a cada um de nós e nunca impostas por terceiros! Entre a hipocrisia moral e a moralidade hipocrita, que venha alguem que escolha!!
E por hoje, voluntáriamente me despeço. Ciao

sábado, dezembro 20, 2003

Quistranho!

Sexta-feira mais esquisita! Ontem por esta hora estava a pensar: que azar que tem o meu irmão! Hoje por esta hora penso: Que sorte que tem o meu irmão!! Pois, ontem telefonou-me a dizer que me vinha buscar para tomar um café. Passados uns minutos telefonou-me a dizer que lhe tinham roubado o carro! Fui ter com ele, damos uma volta pela aldeia, pelos arredores mais imediatos até acabarmos na esquadra da P.S.P.. Aí, tivemos de esperar que o agente de serviço acabasse o seu almoço para nos atender! A meio da queixa perguntou ao meu irmão se ele queria mesmo prosseguir com a queixa!?!?! Finalmente lá imprimiu a queixa em quatro exemplares (sim esta esquadra de aldeia ainda tem tinteiros nas impressoras...) que o meu irmão assinou mas dos quais não pode guardar um. Para isso teria de pedir uma certidão da queixa!! (reminiscências do passado!!) Demos mais umas voltitas e rumamos ao Porto, essa grande cidade mesmo aqui ao lado! Onde lhe prometeram emprestar um carro. Tomei lá um café e voltei parAldeia. Depois do jantar telefonou-me a dizer que a G.N.R. tinha encontrado o carro junto ao rio, e que eu devia ir para lá até ele chegar. Fui e descobri, que o carro não aparentava qualquer dano visível, mas descobri que passadas doze horas sobre a apresentaçnao da queixa na polícia, a guarda ainda não tinha informação sobre este roubo!!!! Bom, nada de grave ou de surpreendente, e depois de uma horita á espera lá voltei para casa. ----- Mas o título de hoje, "quistranho" vem duma frase que ouvi há momentos na televisão: " Nem todos os dias são Natal ! O Natal é um dia muito especial em que todos devemos ajudar o próximo, e bla bla bla e bla bla bla !!" Mas que grande treta! Eu trocaria para: " O Natal deveria ser todos os dias, e não precisaríamos de ajudar ninguém !" Espanta-me tamanha HipoCrisia vinda daqueles que se julgam possuídos de qualquer missão na Terra, como o que eu ouvi a dizer estas palavras! Por acaso, como exemplo de hipocrisia, (agora com minúsculas) não poderia ter escolhido melhor!!!!!! O tipo passa a sua vida profissional a pôr pessoas na quase miséria; passa muitas noites do mês nos bares de pêgas; Tem amante constantemente e não sempre a mesma!; and so on and so on!!! E acha que por pertencer a uma entidade pública, e por ir algumas vezes á missa, pode vomitar hipocrisias desse tamanho! Poder pode, tanto pode que acabei de ouvir uma, mas quem o conhecer!!!! Quem não o conhecer que se cuide, que contra esse tipo de infecção não há profilaxia!
Nem tudo está mal, descobri que os Malucos do Riso vão finalmente dar-nos umas férias, e vão ser substituídos pelos novos episódios do "Commissar Rex" É de louvar, já não havia mais pachorra para os malucos!! Mas esta de pôr o Rex depois do jantar!?!?!?! Isto traz água no bico!!! Não é normal um programa tão simpático e inócuo a esta hora da noite!?!?! Nem novelas? nem Nús ou malcriações ?!?!?! Aqui há gato e do grande. Esperemos para ver. E por aqui fico que estou um pouco fatigado fisicamente de tanta actividade psíquica nestes últimos dias. Ciao.

quinta-feira, dezembro 18, 2003

ComingComingComingGONE !

Parece complicado, mas até não é! A chegar, a chegar achegar, já passou !
O mais engraçado é que o mesmo se aplica a todos dias sem excepção. Porque é que damos tanta importância a meia dúzia de dias? É uma das coisas que estranhamente mantém esta mundo a girar... Ontem tive uma conversa muito engraçada com um amigo. Confidenciou-me, se bem que com um tom de voz acessível a todos num raio de 50 metros! das casualidades que concorreram para o seu primeiro divórcio. Digo primeiro porque da forma que ele fala da segunda e actual mulher, não sei como conseguem manter casamento!! mas cada um é que sabe de si próprio!! Vamos só ver se esta mulher escapa de uma operação plástica pois a primeira ficou sem os dentes todos da frente! no dia em que ele saiu de casa!!! estava muito incomodado porque foi cornudo e não havia necessidade! Ela devia ter-lhe dito antes, para que não fosse cornudo!! Eu disse-lhe que isso não existe! Já no tempo dos Romanos havia cornudos, e se a mulher ou o homem fosse avisar o marido ou mulher que estavam em vias de se tornar cornudos, logo estes se separavam e não chegava a haver a figura do cornudo/a!! Perguntei-lhe se conhecia alguém que tivesse avisado em casa que ia para a cama com outro ou outra!! Ele ainda se pôs a pensar e disse que não. Claro que não! A não ser uns poucos casos de sado-masoquistas, mas esses não entram aqui no meu blog, pelo menos hoje!
Hoje de tarde comi quatro cenouras, sete bombons e um pacote de bolachas torradas!! Faz hoje 43 dias que não fumo! Já engordei 3 quilos e tenho de ter cuidado para não ter de comprar a roupa toda nova!! Quase que só como fruta como substituto do cigarro, mas ás vezes.... Tudo há-de correr bem! Não sei se hei-de passar o Natal no Algarve com o meu filho e a família da namorada dele! ou se vou a casa da minha Mãe e aguento um Natal sem lareira acesa por causa da asma do meu irmão! Apetece-me ficar em casa sozinho, esperando calmamente que passe a meia-noite e de repente deixe de ser Natal! e tudo volte á normalidade!! NORMALIDADE?? pois, á normalidade!! Se calhar é melhor arranjar uma anestesia para uns meses!! não me apetece mais desta normalidade!! J'en ai marre!! That's enough! Good that a friend from London told me today he's gona put his webcamera to service! we will see and talk to each-other from now on, instead of a casual email once in a while! Gona eat something! Ciao

terça-feira, dezembro 16, 2003

I'mWired !

Yes, my son gave me yesterday a webCamera! Now, so far I can see him and my other two daughters whom he also gave a webcamera on sunday! It took me most of the day, today, to download and set the related software! We were on tests for the most part of the day, but it proved fruitful. I was just almost two hours enjoying the girls on messenger, Yahoo I mean, not msn.
By the way, what can be wrong with these guys? They develop the webCam facility but with no sound??!?! What were they thinking of?? I hope tomorrow, the girls get the iVisit working so we may talk and look at each other at same time!
Apart from this, I had to leave the home premisses today while someone had a bath, but not much to worry about! At liest I'll try not to! There's always a first time for everything, just hope it was the last! So most definitely my son will be in the army by next 5th January and I'll be uselessly watching. Didn't I mention some days ago that after not paying the I.V.A. they would stop some other pay? Now they stop the Family Allowance! Which comes next??
I'm becoming an extremist! Yesterday I had the worst Bacalhau for the highest price at the lousiest place! What will come next? I'm afraid! So the big years end is very near! Lets just wait a few more days and it will all be over! Then we'll have to worry about, lets say, Carnival, or Easter. I wont. My worries are diverse! Not many understand them! I sometimes don't myself! Next week I'll have very loud and heavy stuff to think about, I'll try not to get too deep, at liest I'll save on the days lines! he he he he! I rest now, today's been to much typing! Ciao.

sábado, dezembro 13, 2003

IveBeenOnceAllAlone...

I can do it again! Why not? The difficult was the first time. Really hard I assure all of you, but once done, once hardened, once swallowed, twice done!
True it is! Tough I would never think of such a situation till it had to happen, it was dealt with the most secrecy, and strength.
I've just been advised, that it bounds to happen again! Tough not for the same reason as previously, but annoyingly for worse! The first time, was just chance that dictated it, was just the regular by day happening. But this second and hopefully last one, is due to higher genetical reason! There's nothing one can do about this, the genes are here to stay! The saga grows and gets stronger! They just minimized one thing, I'm soap-opera proof ! They didn't know but I remembered that I see no soap-opera for the last 14 years! The same year Susana was born. And I'm so happy about it! I mean, happy I don't assist that rubbish on TV and of course very happy Susana was born! So I learned that some of the Genes are uneasy when I'm around and that it could jeopardize the huge Christmas meeting bound to happen! For crying out loud! I ain't gona be the one to provoke any kind of skin rushing among the rest of the genes! No way José! Count me out! Count me out from this moment! As the poet says and I constantly listen " Oh non, Je ne suis jamais seule Avec Ma Solitude!!! Je ne serais Jamais seule!"
It would be a complete waste of time to get them genes to upload these words and enjoy them as much as I do ! It will be all for now, I'm quite pissed off! Excusées moi.

sexta-feira, dezembro 12, 2003

Eu réca !

Olá, então que é que tambêm tens aí no poço?
(acima encontra-se um teste de acentuação!)
Parece que descobri!

Quasumasemana! ou "Olmoustauiq"

Cinco dias sem producåo!! Mas ao menos recomeco com uma novidade ! Um link "GuestBook", para quem nåo conseguir segurar aqueles comentarios fantasticos ao meu fantastico estado de espirito, e que acha que nåo tem palavras suficientes para me mandar um eMail pelo link "ContactMe". estive estes cinco dias em servico de assistente de saude (ou de falta dela!!). A Isabel esteve bastante mal, depois menos mal, ate que ficou melhor!! E eu, em seguimento da melhor linhagem do sangue royal da nossa familia (por exemplo o avø que fechava a vovo pelos cabelos numa gaveta!!) tentei ajudar no que pude, que foi pouco mas dentro das possibilidades, parece que
suficiente e muito bem recebido, hoje jah tive outra vez o pequeno almoco na cama!! Com este contratempo talvez da visicula, talvez da coluna vertebral, talvez do coracåo, talvez dos ouvidos (onde eh que ja vi isto???!?!?!) a acrescentar a infelicidade da tropa do Joåo, a acrescentar ahs outras imbecilidades em stock, nåo tive espirito para ter estado a escrever estados de espirito!!! nada! Tive foi uma noite, anteontem, com um re-make tipo compacto, de pequenos pesadelos! Uma sucessåo de pequenos pesadelos, todos interligados e todos relacionados com os infortunios que me aconteceram ou que eu produzi nos ultimos talvez vinte anos!!! Que noite !! Ainda estava a fugir duma socia vigarista, ja me estavam a agarrar num braco para fazer um divorcio ! e logo pela perna para outro calote e uma entrada num tribunal.....!!!!! Um sem fim (salvo seja, que acabou!) de situacoes que nåo me deixavam sequer chorar pois estava sempre a ser solicitado noutro lado!!! Eu que tenho a mania de encontrar sempre explicacåo para tudo, atribui a responsabilidade desta noite de tormenta a um documentario sobre a J.K. Rowling e a sua Saga do Harry Potter. A tal passo, um inteligente dizia que as criancas devem ter os seus pesadelos na idade certa (ate aos 13 acho eu) para nåo virem a passar por isso mais tarde em idades mais avancadas!! Deu ateh o exemplo da papeira fora de idade, que eh bastante mais complicada do que quando em crianca!!
Como eu so me lembro de ter tido um pesadelo em crianca, que envolvia um urso enorme atras de mim, e acho que um cubo ou paralelipipedo!! Agora o Urso eh talvez o animal que mais gosto, junto com o Canis Lupus! E aqui ah minha esquerda, tenho tres pequenos paralelipipedos, daqueles que usam para calcetar os passeios das ruas! Såo muito giros e bons pisa-papeis! Estou a ter agora acessos, atrasados! Mas a minha enorme forca interior eh suficiente para superar todas estas incursoes nocturnas! Sim, eu sou mais forte que eu! Vamos a coisas serias: hoje vi uma pequena noticia numa "revista de imprensa" que dizia que os pagamentos de I.V.A. eståo suspensos!!!!!!!!!!!!! O estranho eh que ouvi radio e televisåo ateh agora (ver depois a hora no fim desta publicacåo), e ninguem mais falou neste assunto!!! O pagamento do I.V.A. como de costume e desde que foi instituido, demora entre 9 meses e mais de um ano. Excepcionalmente, 13 anos, que eh o tempo que esta a demorar devolverem-me perto de 500 contos contos que paguei a mais e ainda nåo consegui a devolucåo!!. Mas a importancia desta noticia passar ao lado de outras construidas sobre faits-divers ! O estado esta a comecar a rachar ! A seguir vem os subsidios de desemprego ou de doenca e depois as reformas. Mas acho que ninguem vai mesmo reparar! Uma pessoa vai-se habituando a ser institucionalmente roubado, que deixamos a porta aberta, so para nao fazerem barulho enquanto nos limpam a carteira! Ontem vi um filme no 2 canal, muito interessante, sobre a vida de um trompetista, fa e colega do Dyzie Gillespie. Um cubano chamado Arturo Sandoval. Historia incrivel de como um regime politico perverso e criador de miseria, consegue anular os mais elementares direitos humanos! A certo ponto do filme ha um dialogo com uma anedota sobre o cretino do Fidel de Castro: "Antes no jardim zoologico os sinais diziam para nåo alimentarmos os animais! Depois passaram a dizer para nåo comermos a comida dos animais! Agora dizem para nåo comermos os animais!!!!!! Nos por cah, ainda prahi vamos! Eh uma questao de tempo e paciencia! Haja football, telenovelas e outros lixos televisivos, que paciencia jah nos temos e enquanto entretidos, entretidos estamos! Ontem a noticia que me atacou os neuronios ainda receptivos foi a de que o Hospital de Pedro Hispano vai passar a ter urgencia medica a todas as especialidades!!! Eu gostava que fosse noticia se o hospital por exemplo tivesse de fechar uma especialidade! Isso eh que devia ser noticia! Agora que um hospital, possivelmente o ou pelo menos um dos mais modernos do pais vai ter urgencia!!!!! Perdoai-lhes que nåo sabem o que fazem!!!!
Acho que chega por agora antes que o meu alerta sobre portugalidade atinja o vermelho e comece a tocar!!! Amanha vou acrescentar um link para quem nåo tiver pachorra para me ler. Descobri-o hoje e acho que eh um blog muito interessante! Ciao.

sábado, dezembro 06, 2003

SabaTurday - (yes, today bilingual!)

Sabado, what'a day! Chove a lot! Parece mesmo winter! Ja da to notice pelo tipo de talk, que o day nao is that bom! But, there houve saida ao cafe, and muito talk com friend! Mesmo um glass of red vinho que eh good para sangue e blood veins! Isto followed de two horas na garage, arrumando papers e stuff!
Getting cansado of este simultaneous traducåo! Vou try um paragraph cada!
Eu disse paragrafo mas ainda nåo descobri como se consegue o paragrafo neste blogger!
I managed though to place some links on the side, but also not yet know how to get the contact-me link work (though if one is smart allways manages to do it)
Talvez amanha ja consiga. One thing at a time, no rush!
Parece que o unico meio de evitar a tropa do meu filho, que neste momento lhe vai quase arruinar a vida, eh via hospital militar! Se ele estivesse sem fazer nada, a pastar, eu ateh achava bem que fosse para a tropa, mas agora que ele estah a desenvolver numa carreira, enquanto espera pela entrada num curso para reforcar essa carreira! quando ja se gastou tanto esforco, trabalho e dinheiro, havia de vir a tropa para deitar tudo a perder! E para que eh que nos serve a tropa agora? Nem dinheiro tem para a gasolina dos carros e camioes! Antes gozavam que o Salazar nåo tinha balas para as armas e agora nåo ha para coisas mais de primeira necessidade!! este pais eh um gozo!! E o que mais me dah vontade de rir, eh a ironia de termos ah frente do ministerio que tutela as forcas armadas, um representante do clube dos que pegam de empurråo!!!! O grupo dos que tem a mania que såo homens, tutelados por um que tem a mania que nåo eh!!! eh eh eh eh! Nunca me hei-de parar de rir com isto!!!!!! Talvez por me rir tanto com isto eh que estou a ser castigado e em vias de ter o meu filho alinhado com essa corja de Fa Nientes inuteis!

And now, and to proceed with this lovely saturday, I'm typing these words as if there was nothing else to do! I just remembered that my desease also causes memory loss! If figures, I forgot to mention it!! I think I use the exclamation mark far too much, don't you? (nice trick, finnished with a question mark!! eh eh eh.

Os links para as vitaminas e colesterol, såo para ter atencåo. O meu colesterol ainda estah acima do normal e as vitaminas fazem parte de dieta alimentar que ajuda tanto em problemas de colesterol elevado como na minha Meniere, assim como no meu abandono do tabaco. Como tenho necessidade de ter alguma coisa na boca (vicio de boca, e dedos) e tenho apetite o dia todo (nåo tinha nenhum quando fumava), e para nåo engordar, como tangerinas, macas cenouras. Em vez de chocolates, rebucados etc, que me engordariam. Em vez de tomar pastilhas, procuro legumes e frutos onde encontrar as vitaminas. I've become a true naturalist! Of course this works till one needs serious treatments! I always shout I don't take pills but when true fever or pain comes! what to do? MustSeabed really take them even in excess sometimes !! It's a pity but no one's perfect . I'm sorry to say but don't really feel like talking much today! Ateh amanhå. Ciao.

sexta-feira, dezembro 05, 2003

SeistaDiaDeFeira

Gosto de ir ah feira no veråo quando esta calor. Num dia como hoje, gelado e com a chuva aos solucos, nåo me apetece. Tambem o que ia lah fazer? Nåo me apetece nem posso comprar nada! Quando vou ah feira, nåo me incomoda nada andar no meio daquele povo. Eh dia de feira e eh assim mesmo. Incomoda-me muito mais andar no meio do mesmo povo nos outros dias!
O meu pai eh que tinha razåo quando dizia "eh o Povo Unido !!!"

Levantei-me tarde, fiz uma boa barba, comi o muesli que me deu a namorada do meu filho e fui ao Lidl comprar daqueles yogourtes de meio litro que tanto gosto.

Com tanto que tenho para fazer, vim para a Net organizar os meus BookMarks e encontrei-me a estudar o site do " Department of Otolaryngology Washington University School of Medicine St. Louis, Missouri, USA.
Descobri-o por causa da minha doenca. Ate prova em contrario, chama-se "Meniere" (claro que com acentos!!). E podem saber tudo sobre ela indo a: http://oto.wustl.edu/men/ .

Vai para dois anos, ou tres, comecei a ter umas vertigens fantasticas!! Nåo fora o inconveniente de virem acompanhadas de uns enjoos, e de serem mesmo assustadoras pela duracåo.
Eram tåo boas como assustadoras, as vertigens. Eram como andar de montanha russa mas sem medo nenhum!! Como uma lomba de estrada sem fim!

Tive de deixar de guiar, pelo perigo que representaria ter uma dessas vertigens no meio do transito ou na estrada! Fui fazer analises, e mesmo uma ressonancia magnetica. Fui visto por um especialista que atirou as razoes a um problema de vertebras. Tenhos tres em mau estado, e supostamente estaria uma a trilhar uns nervos ou qualquer coisa do genero. No entanto esse mesmo medico disse que deveria consultar um otorrinolaringologista. Coisa que claro que eu ainda nåo fiz. E tenho um que eh um bom amigo! A acrescentar a vertigens e enjoos, ha ainda um ouvido gelado! As vezes fica gelado e com uns assobios incriveis. Por vezes, quase sempre qualquer ruido me incomoda, alem de ouvir cada vez menos!!
No outro dia, estava com o ouvido com uma enorme pressåo e como estava no computador, escrevi no Sherlock: ear pressure.!!!! e apareceram-me alguns sites e dentro desses este chamou-me a atencåo.
Ainda nåo falei com as minhas irmas que sao as duas medicas, mas pelo que esta ali tåo bem explicadinho, eh mesmo isso que eu tenho!

Estou muito contente por nåo ter uma doenca com nome portugues!! De todos os males que advem a portucalensidade, ao menos a minha doenca tem nome frances!! Parece-se um pouco com o nome de um pastel, mas escapa!

E pelo que vejo, depois de baralhar tudo: sintomas + tratamentos + causas + estudos + exemplos etc etc, cheguei a uma conclusåo, tenho de controlar o stress ainda mais! e de resto nåo vou fazer mais nada. Enquanto eles nåo se entenderem quanto a tratamento eficaz, faco como o meu irmao diz : "Eles såo brancos, que se entendam" por minha parte mantenho-me a observar.....!

E vou agora comer qualquer coisita, e preparar-me psicologicamente para a vertigem de hoje a noite; esqueci-me de dizer, quando ha ataques duram dias ou semanas, quando eståo para vir, comeca a dar ao levantar e ao deitar!! Como ja me levantei hoje, falta a de logo ah noite!! Simple as that!

quinta-feira, dezembro 04, 2003

Touaindapior! (best no translation, nobody would believe this!!!)

O mes desabrocha e eu vou piorando! Vou tentar manter a postura e nåo me desviar do vucabulario correcto!
Eh verdade, ainda nåo consegui resolver a queståo dos acentos! A excepcåo deste å que eh mais sueco que portugues, mas se eu usar o teclado que tenho e fizer a acentuacåo, quando publico o texto sai bastante confuso!!
Bom e entao eu touaindapior! pois, isto de ser portugues eh muito mesmo muito dificil! O meu filho viu-se ah rasca para acabar o 12 ano, no seu passo, que nåo foi seguramente o melhor, mas foi o que se arranjou! Acabou eh o que me interessava. Inscreveu-se num instituto politecnico para frequentar um curso de tecnologias da comunicacåo e audiovisuais, acho que eh assim que se chama o curso. Fez umas provas especificas e foi a terceira ou quarta melhor nota!! Fiquei parvo com isto! Primeiro o teor dessa prova era para quem tivesse conhecimentos que soh se adquirem nesse curso, logo quem nåo o fez! terah bastante dificuldade em responder perto do certo! Mas como eh uma area que me interessa, fartamos-nos de falar e o exame correu bem. Tenho que dizer que a melhor nota foi 13 e a do meu filho foi 10. Disseram-me na secretaria do instituto que era uma nota bem boa!! Fiquei um pouco desconfiado, no meu tempo um dez (10) era so bom porque nåo se chumbava! Dai a chamar-lhe "bem bom".....
Acontece que nåo foi colocado no curso, na primeira nem na segunda tentativa. Nåo vai haver terceira por ausencia de vagas!
Aceito! nåo gosto mas aceito!
Em paralelo com esta situacåo, temos o nosso exercito! Ora o nosso exercito destacou o meu filho para a EPA, que cremos ser a escola pratica de artilharia la para os lados de Sesimbra ou que raio eh. Ligamos para o nosso exercito e ficamos a saber que o meu filho estah agora com o 9 ano! Parece que foram extraviados os documentos que ele entregou quando da inspeccåo!, logo tem o nono ano!!!
Para a informacåo sobre o 12 ano, deveria ter entregue ate 15 setembro informacøes em Braga e como nåo o fez, tem o 9 ano. Nåo interessa que tenha feito o 12, nåo informou ateh 15 de setembro! tem o nono e nåo se fala mais nisso.!!!!
Do que eh que ele se lembrou logo! Vou-me casar com a Joana! Ora nos vivemos juntos, eh como se fossemos casados, vamos casar!
NÃ¥o serve! tinha de ter casado ateh 15 de setembro!!!!!!!!!!!!!!!!
Parece que o exercito portugues tem um fetiche com o dia 15 de setembro?!?! qualquer coisa de estranho! Entåo as notas soh saem por meados de outubro e eles querem saber a 15 de setembro?! Sø se for do ano seguinte! Ai eu entendia, agora um mes antes de sair!!
E pergunta-me a namorada do meu filho:
Mas que tem o joåo a ver com a incompetencia deles? e eu respondo-lhe: Tem, eh portugues!
Eh que nos, nåo nos basta fazermos bem, sermos melhores, etc, etc,. Temos de nos submeter ah irresponsabilidade, incompetencia, para nåo dizer, imbecilidade, estupidez etc etc, termos que nåo såo agora necessarios, de quem nos guia nos nossos assuntos! E temos co-responsabilidade, porque somos portugueses! So nåo tinhamos se fossemos, por exemplo espanhois, ingleses, para nåo falar nos topo de gama, tipo escandinavos ou canadianos!! isso sim eh que eh, mas por ironia do destino, as nossas cegonhas apanharam ventos contrarios ou lah o que eh que foi, e acharam por bem largar-nos aqui! Sim, nos nåo somos portugueses por escolha propria! nem todos os nossos antepassados! somos portugueses porque nascemos aqui! nåo nos foi dado o previlegio da escolha! Ah se me fosse possivel alterar isso com a mesma facilidade com que aqui nasci!!!
E logo agora que ando numa fase tåo tåo tåo, nåo sei que tenho (nåo comi demais!) cai-me esta novidade da tropa em cima! Tenho ateh dia 5 de janeiro para tentar resolver esta imbecilidade que vai atrasar a vida do meu filho, facto que me apanha as veias, os musculos, torce-me o esternocleudomastoideu, e me revolta tanto que acho que estou a precisar de tratamento. Nåo eh que esteja doente, estou eh a ficar doente com tanta parvoice, irresponsabilidade, incompetencia, mesquinhice, prepotencia, e mais e mais e mais tanta coisa!
Bem e nem digo o que me aconteceu a mim pessoalmente!! nåo vou, fica para outra vez, chiiiiiiiiiPatråo como dizia um que conheco!!!!
Vou tomar banho, soh lava por fora mas sempre ajuda a enganar!
Kussen.

quarta-feira, dezembro 03, 2003

toupiorcontem!!

Entao chego a minha entrevista, e pedem-me para adiar para o fim do dia ou talvez amanha, ou nao sei, liga-me!!!
Ja andamos nisto a duas semanas! Chego, espero, sou convidado para almocar espero outra vez e sou despachado para o dia seguinte! Isto nao sem ser as vezes forcado a intrometer-me em assuntos que nao me dizem respeito, pelo caminho, a convite do meu anfitriao.
Eu passo bem sem estes almocos de industriais baboes, que adoram mostrar que conseguem gastar bastantes recursos economicos durante a hora do pasto! E as vezes parece mesmo um "pasto" com as quantidades alucinantes de especialidades gastronomicas que aparecem em cima da mesa! Na semana passada, quando arrumei o guardanapo do que pensava ter sido um bom almoco, fui informado que tinham acabado as entradas e que logo vinha o prato principal!! E as sobremesas!?, perdi-lhes a conta, eram pelo menos sem mentir, mais de dez qualidades diferentes. Dez qualidades diferentes e normal encontrar num restaurante. Escolhe-se uma e pede-se o cafe. mas ali nao, o empregado entretem-se a servir uma apos outra apos outra etc etc ate a exaustao ou enfartamento! As pessoas acham piada e vao comendo, comendo.
Depois como um dos companheiros desse almoco dizia a meio da tarde: estou esquesito! nao sei o que tenho!? Eu sei, encheu aquele estomago como se estivesse a preparar para o ramadao, e esqueceu-se que era cristao!
Bom chega de comida.
A minha depressao, seccao de interesses nacionais, esta um bocado tocada. Em toda Lisboa, ha um so hospital que faz servico de urgencia em pediatria! Mais ainda, esse servico parece que so tem dois medicos! Mais ainda, nao tem todas as valencias, pelo que uma ecografia ou outro complemento para diagnostico, obriga o reenvio da crianca doente a outro hospital para fazer esse exame em falta, para retornar ao servico de urgencia. Tudo isto, parece que acompanhado por um tempo medio de atendimento de cerca de 7 horas!!
O ministro ou o secretario de estado, nao sei ao certo apareceu na tv a dizer que o servico funciona muito bem, bla bla bla. Eu gostava de saber se ele leva os filhos dele a esse servico?!?! Como eh que se diz? pimenta no . . dos outros nao arde!!
E, estou um bocado em baixo, estas coisas chegam mesmo a dar-me voltas aos intestinos, o que me intriga, ha alguns anos os meus nervos faziam-me prisao de ventre, ultimamente o inverso! Do que me lembrei agora, quando tinha ai uns 20 anitos trabalhei com um grupo de amigos na industria de prospeccao de petroleo. Sim, petroleo! Um dia um desses amigos estava com uma diarreia enorme e como nao falava ingles, acompanhei-o ao medico e disse: My friend here has a constipation! sei la porque? eu achava que era constipation! O medico deu-lhe uns comprimidos para tomar de imediato. E passadas poucas horas o meu amigo nao conseguia mesmo abandonar as instalacoes sanitarias!! Chamou-se o medico e apos uma rapida troca de palavras, compreendemos todos o meu erro na troca da palavra. O medico tinha-lhe forcado a diarreia que ja era por si bastante mesmo sem comprimidos indutores!!! Nem tudo se perdeu, eu pelo menos e sobretudo o meu amigo, aprendemos que constipated em ingles quer dizer prisao de ventre! Ele pouco mais sabe de ingles mas sabe isso! O que me vale e que eu quando recebo ataques destes a minha depressao, inicio de imediato o contra-ataque de travao e cura. Pensei no nariz do michael jackson e fartei-me de rir, sempre ha coisas tao cretinas que me conseguem distrair. Engracado que uso frequentemente imagens deste especimen (michael jack.) como anticorpos em situacoes depressivas, e com bantante sucesso!
Vou comer umas macazitas, meus substitutos do cigarro que deixei ha 28 dias 3 horas e trinta minutos !!!!
Talvez volte aqui com desabafos mais interessantes.
Ciao

terça-feira, dezembro 02, 2003

Tenho que reconhecer o nervosismo!!!

Pois, e a primeira vez que desabafo para tanta gente!!
Bom, "tounaldeia" e ser simpatico com essaldeia.
Quando penso na alegria que senti por alguns anos, pelo facto de tarnaldeia!
O que eu apregoei de bomdaldeia!
E agora? Digamos que ja nåo estou tåo amoroso poressaldeia.

E para complicar mais as coisas, nåo e que eståo a tentar transformar estaldeia numa especie decidade! Pois, ja ha o tåo desejado (menos por mim!) centro comercial!

Esta tåo soudavelaldeia parece que esta a tentar virar as costas ao mar, ao rio e a serra!
Estou danado com estaldeia!!
Vou ter de encontrar outraldeia que me agrade. Mas desta vez, ja tenho mais experiencia! Ja vou procurar com outros olhos, e ouvidos. Ja vou conseguir descrutinar e filtrar alguns sinais de cidadanite que possam haver! Ja vou ler os sinais de crescimento ocultos! Vai ter mesmo de ser umaldeia tipo aldeianofuturo! Ou seja, que sejaldeia ainda num futuro a medio longo prazo!
So ponho uma condicåo de cidadite, tem de ter comunicacøes a nivel de Adsl ou Tvcabo! Ninguem e perfeito e nåo ia ser logo eu!
Porque sera que sou assim? Serei so eu? Nåo, espero bem que nåo. Agora lembrei-me de uma amiga dos 13 ou 14 anos que dizia que queria viver numa casa de madeira, num vale junto a um ribeiro. Ela e se eu tambem quisesse, tambem podia! E eu gozava baixinho, bem para mim com a imagem dessa vida, e nåo e que essa imagem agora e assim como que um ideal!!!!!!!!!!
Ela agora nåo passa sem os seus shoppingcenters, os cafes e restaurantes, e eu, que gozava nessa altura perco o tempo a sonhar com o objecto do meu gozo passado! Mas nåo lhe digo nada porque ela vai logo espalhar por essa cidade que eu estou pirado, talvez com uma depressåo ou esgotamento!!

Bem, de pirado acho que temos todos um pouco. De depressåo e esgotamento, em diferentes niveis de intensidade ou frequencia, tambem estamos todos servidos.
Mas confesso: a depressåo e o esgotamento fazem parte do meu quotidiano. O importante eh que eu vou sabendo gerir as doses de cada um desses bens particulares e nåo os deixo ultrapassar os niveis por mim aceitaveis como domesticaveis!
Uma vez por outra ha um que tenta escapar mas eu consigo, vou conseguindo parar esses impetos expansionistas. Por vezes com alguns danos, mas coisa pequena.

Bem comecei a falar destaldeia, da minha desilusåo com estaldeia, e ja vou nas minha mais intimas intimidades!
Com a mesma disciplina com que trato a minha depressåo e o meu esgotamento, vou abrandar, mesmo parar este desabafo. Vou ficar por aqui disciplinadamente, nåo va exceder-me nesta primeira desabafadela em publico.

Vamos a ver as aptidøes amanhå.

Ciao.

ps:para complicar mais o desabafo, acabo de descobrir que os acentos nåo saiem como quero! vou ter de dar a volta a esse problema, amanhå!