quarta-feira, janeiro 28, 2004

Camore!

Que Amor ? !
Era para usar a exclamação ou a interrogação ?
Acho que os dois sinais marcham juntos !
Mas não é do Amor interligado a esta fita rendada sobre o capot do carro de um emigrante em dia de casamento que me refiro!
É sim ao Amor de Mãe / Pai !
Na impossibilidade de ser mãe, função que já exerci mas só após parto, cabe-me a felicidade de poder sentir o Amor de Pai.
Este Amor de Pai é uma dádiva oferecida a alguns de nós, mas e para infelicidade dos atingidos por esse amor é também uma dádiva desaproveitada e mesmo desleixada.
Só quem o sente, em qualquer intensidade é que o pode compreender e o pode gozar.
Fico deveras espantado quando vejo a pouca intensidade que alguns pais dão a este Amor de Pai. Fico incomodado quando assisto a descrições de manuais deste amor por indivíduos que nunca o poderão entender tendo em conta que não são pais. E é mesmo mais comum assistir a divagações sobe ele por parte de quem não o sente do que por parte de quem, como eu o sente e vive intensamente.
Nos últimos anos, tenho vindo a ser prejudicado quanto á minha liberdade e ao adquirido direito de o exercer. Por motivos vários. De ordem pessoal e privada, de ordem económica mas pior das muitas vezes, por motivos alheios á minha vontade e desejo e dos quais não me é permitida a minha defesa e pior ainda, a defesa dos que muito amo.
Nós vamos crescendo, os anos vão passando, sobre nós pais e eles filhos.
E, a formação na área do Amor Paterno e Filial, vai-se construindo melhor ou pior.
Começa por ser uma necessidade básica de sobrevivência, elementar portanto, mais tarde atravessa uma fase um pouco ambígua em alguns casos com um alheamento induzido por factores exteriores, mas na melhor dos desenvolvimentos retoma a sua importância e lugar na mente e acções de quem o sente.
Somos todos diferentes e nesta área também o teríamos de ser.
Ás vezes sente-se mais e mostra-se menos e por outras sente-se menos e mostra-se mais com a inevitável posição de entremeio que são indivíduos um pouco amorfos para o meu gosto, que são os a quem não se consegue distinguir e perceber se na realidade sentem ou são sentidos!
Eu criei um filho, na total e completa acepção de palavra. Criei uma filha mas já com dificuldades de continuidade de acção real. E tenho uma outra que não me foi permitido um acompanhamento, mútuo mais continuado!
Verdade é que o meu Amor de Pai para com os três filhos é exacta e realmente equiparado, não me permitindo qualquer graduação de intensidade ! Impossível sob o meu ponto de vista e compreensão do que é o Amor de Pai ! Tenho sofrido bastante e bem que gostava que fosse muito menos ou mesmo nada, no que toca ao meu bem estar psicológico, base que pode gorar um alcance de perfeição para um bom, razoável desenvolvimento pessoal. Meu e deles !
Estou absolutamente convencido, e sem qualquer tipo de pudor em dizer ou sentir, que me considero um Ser cumpridor dos seus valores de ética principalmente, no enquadramento do sentimento do Amor de Pai !
Sei as minhas condicionantes, sei as minhas virtudes, assim como reconheço algumas preocupantes falhas ou desatenções. Esta auto-avaliação, constante, permite-me moldar a cada momento a minha forma de agir com ajustamentos constantes na busca da perfeição inatingível! Mas essa inatingibilidade é para mim objecto de desejo. É um incentivo para que me torne se bem que nunca perfeito, o mais aproximado possível!
Fosse a perfeição possível, teríamos já quem a comercializasse! Com a falta de ética que nos rodeia!
Mas voltando á minha imperfeição e constante re-arranjamento, em constante alteração de desenvolvimento, sinto a pouco e pouco que o objectivo por mim traçado, afasta-se a uma velocidade preocupante! Quando nos faltam condições para desenvolver os nossos mais íntimos e desejados sonhos. Os nossos objectivos que nos dão razão de vida, sofremos e tendemos a perdermos-nos ! Uma coisa é certa, se mais não faço é por indisponibilidade de poder ! Não de vontade, desejo ou ambição!
Continuo a seguir um percurso interiorizado automaticamente e que me mantém com sanidade e vontade de prosseguir! E prossigo !
Bem haja quem vive o Amor de Pai.

segunda-feira, janeiro 19, 2004

Incompetenza!



l'incompetenza, quella è cosa che potete trovare il la maggior parte!
Em Italiano, até soa bem a palavra ! Mas quando voltamos á Lusa língua e ao exacto significado !! Ai que mal !!
Encontra-se logo de manhãzinha !
É um Jipe da G.N.R. que aparece no cruzamento/curva contra a mão totalmente !
É a empregada/dona da tabacaria, que não retribui o cumprimento e que continua a falar com uma amiga sobre assuntos dos vizinhos em vez de atender o cliente !
São os condutores que não nos dão a prioridade á direita no cruzamento seguinte !
É o empregado do café que nos vê a entrar mas não vem á mesa até ser
chamado umas vezes ! É um condutor com o carro parado no meio da rua, que sai do carro para ir falar com um amigo e só volta quando o buzinão já não se aguenta, e a perguntar: "Qué que foi?!?!"
Mas também é um militar que não nos dá uma informação pedida por e-mail !
Mas também é um funcionário (público), um funcionário (privado!) um polícia, um porteiro um bancário um agente de seguros um cozinheiro um padeiro um electricista um picheleiro um pintor uma costureira um motorista........
Mas também é um sócio, um colega, um amigo, um familiar....
Também um secretário, um ministro um presidente.
Mas também sou EU !!
(esta agora custou-me os olhos da cara! mas acredito que também faça as minhas incompetências!)
Só que as minhas, pago-as eu. Sou eu o responsável ! Não é o meu sócio, o meu patrão, o meu chefe, o meu director, o meu presidente, o meu familiar.!
Tudo isto seria vulgar, chato, ou inofensivo, não fosse o caso da ligeireza, da institucionalização da Incompetência ! É uma actividade nacional. É talvez a única forma com que muito deste país sabe produzir ! É uma calamidade pública ! Mas não convém falar muito no assunto não. A não ser que seja necessário para afastar alguém de algum cargo ! Creio mesmo que é a primeira e a última, arma de recurso para utilizar em situações extremas e delicadas ! Parte-se a louça, ameaça-se em privado com a exposição pública e só não funciona quando o visado é doutorado em incompetência e leva a exposição pública ao extremo e quase sempre, incrível, em seu favor !!!
Que treta hoje ! Se amanhã não me lembrar de nada agradável fico de castigo uma semana sem Blogar!

sábado, janeiro 17, 2004

Manutenção!


Ai esta cabeça! Estou em manutenção!
Se não a mantenho bem afinada, se não aparo o cabelinho, se não faço a barbita, os cotonettes, o creme amaciador, o pré e o after shave, a água de colónia, etc.!!! Mas de que serve isso se a máquina por dentro não tiver o rallenti certo?! E a abertura a novas situações?! E a paciência! Ai a paciência! E o sentimento e a consciência ?!? O dr Damásio que me desculpe a minha ignorância nesta área! Eu bem leio, e releio, mas aparte da satisfação que sinto enquanto estou a ler, depois ficam só algumas lembranças de alguns capítulos!! Eu acho que não leio para aprender nada! Eu leio pelo prazer de descobrir assuntos novos, de descobrir o ponto de vista de quem escreve, de comparar esse ponto de vista com o meu, e ás vezes discordar e fazer o meu prevalecer! Acho que leio, "Pucósa" como diz a minha Princesa mais nova!
Mas, por muito que eu forneça alimento a esta cabeça, na forma de novos textos, de bons sonhos, de alegria imaginária, ela está sempre em grande perigo! Sempre sujeita a ataques do exterior, de terceiros ! E eu nem sempre tenho força no momento, de repelir alguns ataques! Ás vezes os ataques, não que sejam fortes ou intensos, conseguem uma posição superior! Não por muito tempo, mas conseguem! E é para isso que eu canto e rio e danço e brinco, e leio e escrevo e, e, e, e, para alimentar a minha cabeça com a dieta que eu sei que ela mais aprecia! Enquanto que tiver este controle "no passa nada!!"
Que seca! acabei agora de ler o que escrevi acima e achei uma seca! mas fica.

sexta-feira, janeiro 16, 2004

HojeÉMinhasQueridas!


Já tinha pedido desculpas pela verborreia de uns dias atrás! Já sim senhor, mas só hoje senti o resultado maligno dessa minha inconfidência! Sou um forte defensor de responsabilizar as pessoas dos seus actos e eu agi muito mal! As queridas são ainda muito pequenas para saberem certas coisas e eu deveria ter-me contido! Não o fiz e devo sofrer as consequências desse acto! Só que o meu estado de espírito, ultimamente não tem sido o melhor e eu vi-me de repente envolvido em lembranças menos felizes. Muito infelizes por sinal! E, em vez de as guardar para pessoas adultas, não. Pus-me a decorrer sem me lembrar do mal que podia vir a fazer a pessoas minimamente felizes e crentes de outras realidades! Que Mal! Ai que Mal ! Como dizia o meu Pai antigamente!! E agora que posso fazer ? A melhor explicação que eu possa encontrar, nunca será suficiente para diminuir o estrago! Não há igualdade de compreensão ! Impossível ! Como é que eu fui fazer isto ?!? Não posso destruir imagens ! É muito cedo, é sempre cedo ! Mas está feito e mereço todo o castigo que daí possa advir ! Não me chegava a minha mágoa, tive de criar mágoa em espíritos puros ! Vou tentar reconstruir a confiança.
Estou triste!

terça-feira, janeiro 13, 2004

PorcaMiséria!


Os Italianos é que tem uma expressão boa :


PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria! PorcaMiséria!
Foscasse!

segunda-feira, janeiro 12, 2004

AsMinhasDesculpas!

Não sei o que me deu no sábado dia 10 !?! Comecei a falar detalhes dos meus casamentos !! Devia estar parvo! Uma coisa é dirigir-me aos meus filhos (daí ), outra é trazer á mesa quem não se pode defender! Que figura!! Não torna a acontecer! De qualquer forma, sempre ouvi dizer que não se deve incomodar os fantasmas!!! Nestes momento de afastamento dos meus filhos, tenho tendência para ter ou pesadelos ou para avivar memórias. Um pesadelo/memória que me persegue, é o da imagem que guardo de quando vi o meu filho com um pescoço anormalmente grande, aquando da sua papeira!! Dio Mio!! Espero nunca mais ver assim uma criança! nem minha nem de ninguém! Mas nem tudo é más imagens! Não! Então e quando eu voltava de 15 dias de viagem, e o meu filho entrava pela área de alfândega do miserável aeroporto de Pedras Rubras? Eu á espera das malas e ele já andava á minha procura por entre as pernas dos demais! E mal me via, saltava-me para o colo, agarrava-se ao meu pescoço e não conseguia dizer uma palavra! Guiava o carro até casa, desfazia as malas e ele sempre agarrado ao meu pescoço! Parecia uma lapa! Ficava em tal excitação que ás vezes só conseguia falar que se percebesse, no dia seguinte!! Essa recordação valer-me-á por milhões de anos! E agora, ao som de "Le Ciel Dans Une Chambre - da Carla Bruni", vou ver se como alguma coisa. A man's gota eat!

SeráQueValeAPena?

Mas será mesmo? É que ao fim de tanta insistência de tanto desejo, tanto trabalho, paixão e entrega, O resultado tarda! Ou mesmo não dá sinais de estar nem perto! Acho que não me devia ter entregue tão a fundo! Devia ter-me contido em tantas e tantas ocasiões que agora teria ainda guardadas tantas opções e tanta energia que mesmo relaxado ainda estava preparado para responder de imediato a qualquer solicitação mais repentina! Na minha boa linha de dar tudo com a maior pressa, mesmo sem me pedirem nada, mesmo sabendo que não apreciam, não gostam, não querem! O que me resta? A memória de ter dado! A memória de gostar de ter dado! A memória!
É que a mim, a memória mesmo a de maus momentos é sempre bem vinda. Se me estou a lembrar de maus instantes, penso que é bom que já tenham passado! Se me lembro de bons instantes, bem me sinto de os lembrar! A única luta nesta organização é conseguir diminuir a intensidade dos maus momentos e elevar a dos bons! É que as más memórias para mim são como a fruta tocada, dá cabo da fruta sã! Eles não sabem que eu sonho. Que o sonho comanda a minha vida. Mas por razões bem definidas. Como outra coisa qualquer! (que me perdoe o poeta!) Acho engraçado quando me acusam de ser um sonhador, e de que essa minha atitude só me prejudica! Se ainda soubessem dos meus sonhos guardados!! Aí internavam-me de imediato de certeza! Sonhar é um exercício bem difícil! É preciso saber utilizar o tempo do sonho. Dou-me por satisfeito, modéstia minha! por recorrer ao sonho quando preciso de estímulo intelectual! O meu problema é que esta necessidade é um vício que tenho, logo vejo-me a sonhar constantemente! Ás vezes estou a ter uma actividade menor, a aturar alguém e aguento-me com o recurso paralelo ao sonho! Uma coisa me preocupa! Quanto mais sonho mais tenho vontade de criar, de reproduzir ideias, de fazer bem! Mas quando desligo do sonho, vejo que a realidade não mo permite! Que perda de soluções! Que perda de recursos! Que perda de mim!

sábado, janeiro 10, 2004

MeusQueridos....

Que é que posso dizer que vocês não saibam? Bem pensando melhor há muito que vocês não sabem! Nunca gostei da palavra "vocês" por exemplo! E também não gosto de saber algumas coisas que sei!! Podia bem passar sem saber tanta coisa que fui aprendendo todos estes anos! O conhecimento não ocupa espaço, dizem, se bem que claro que ocupa mas nós temos tanto espaço por ocupar de qualquer forma. Não ocupa espaço, mas magoa ás vezes! E de que maneira magoa!! Eu sonhei ser pai, creio que com mais vontade, a partir dos vinte anos. Tinha assim umas visões de me ver a jogar football na praia com o meu filho, este aí com uns dez anos! Tinha outras em que andávamos os dois de mota pelos montes. Possivelmente em Valongo que era onde eu nessa altura me divertia com os meus amigos. E aí os anos começaram a passar mais depressa, e eu comecei a ficar com medo que estaria a ficar em idade com amplitude perigosa ! Com medo de vir a ter uma diferença de idades com o meu ou meus filhos, de forma que não me permitisse acompanha-los assim como que tipo "amigo"!! E por isso, acelerei o processo e casei assim como que de repente em poucos meses após conhecer a minha primeira mulher.
Claro que gostava dela. Sou tolo mas nem tanto! Mas cedo esse casamento se desmoronou e não vou sequer aqui tocar nos motivos. Nas causas e consequências como se estudava na disciplina de História antigamente! Acabei por ficar com um filho quase bébé nos braços! Consegui moldar o meu trabalho e toda a minha vida social (um pouco reduzida pelo trabalho intenso), de forma a patrocinar um crescimento e educação o mais saudável possível. Claro que dentro dos meus parâmetros. Tive momentos complicados, mas o mais difícil foi mesmo manter a sanidade moral do meu filho que por ausência de contactos pela mãe teve uma falha enorme por falta de afecto maternal. Eu acho que lhe dei afecto por dois, pelo menos. Mas também sei que fui sempre, e continuo a ser, de certa forma, muito exigente! Posso mesmo dizer que não conheço mais exigente nas minhas relações! Mas atenção, essa exigência baseada numa linha de ética e moral considerada por mim como próximo do excelente! Modéstia a minha!!
Mas ninguém é perfeito e eu nem para lá caminho! Prejudiquei este meu filho, psicologicamente quando decidi re-casar. Não sou doido! Só me apercebi disso quatro anos passados sobre esse segundo casamento! Tentei recuperar os estragos mas não me foi possível! A minha segunda mulher, talvez por deficiência grave de formação moral (isto são palavras do irmão dela) maltratou psicologicamente o enteado! Nas minhas costas! Com conhecimento de outros familiares! Mas nas minhas costas! Até um dia. Um dia apercebi-me de uma enorme indisposição em casa. Tive uma conversa de algumas horas pela noite dentro. Fiquei feliz e aliviado por ter conseguido construir uma solução para o problema! No dia seguinte ela saiu de casa!!! Não percebeu nada nada nada!
Logo ou amanhã continuo! Ciao

sexta-feira, janeiro 09, 2004

DiaDaSantaTecla!


Não é a Santa Tecla da Foz do Neiva não! Nem é a da Galiza mesmo em frente a Moledo/Caminha não! É a santa tecla do teclado deste computador!!! Já faz três horas que aqui estou a teclar!! Porquê? Porque tive a ideia de começar outro blog no Sapo! E sendo o Sapo o que nós sabemos!!! Tive de publicar três vezes porque dava erro e no fim verifiquei que tinha o blog em triplicado!!! É mesmo de Sapo! É nacional é uma m....! (quase que concorria com o ununcio das farinhas!)
O outro blog é destinado a coisas feias!, sem identificação directa! Como diz a nossa amiga Teresa: "sem o nome completo!!"
Hoje adorei ler o Público. Vinha cheinho de material para comentar! Então o "InimigoPúblico" de hoje está óptimo!! só para aperitivo, quando o Sousa Cintra diz que preferia que lhe raptassem o filho outra vez só para não passar por estas situações...!!! É de ler e chorar por próxima sexta-feira!
Mas agora o Sousa Tavares a cascar no Pacheco Pereira, quando nem ele mesmo percebeu onde está o Gato!!! Um diz que a imprensa não deve divulgar segredos e o outro diz que sim! Mas ninguém se lembra quem é que será que passa os segredos cá para fora? Não há método de conseguir isolar as fontes de evasão dos segredos de justiça??? Não deve ser assim tão difícil, mas tendo em conta uma tradição tão Lusa!! Sempre se soube da saúde financeira de qualquer pessoa, através de uma conversita e uma cerveja em qualquer esplanada deste jardim maltratado á beira mar plantado!! (até rimou!), porque é que havia de ser diferente em relação a qualquer outro segredo?!?!?! Este país já não existe! Só mesmo no registo! Quando é que alguém toma conta desta trampa de país e faz uma remodelação total, radical?? Uma re-estruturação, coisa tão na moda nas empresas hoje em dia? Ai que saudades (salvo seja!!) do que aconteceu no Japão depois da guerra! Do que aconteceu na Alemanha depois da guerra! and so on and so on!. Vou-me deitar com este pensamento tão grandioso, e imaginar por uma noite que sou por exemplo japonês!!! Ciao.

quinta-feira, janeiro 08, 2004

NemDePropósito!

Os hospitais estão em negociações com as companhias de seguros de forma a contratarem um serviço diferenciado para os clientes destas. Assim estes terão tratamento personalizado e rápido!! Não quero acreditar nesta notícia! E hoje nem é o 1 de Abril, hoje são 8 Janeiro. das duas uma, ou trocaram as datas e agora o dia dos enganos é em Janeiro, ou andam a gozar com os pobres dos Lusitanos!!!! Tá-se mesmo a ver: o comum dos doentes e necessitados, vai agora ter um bónus de mais algumas horas de espera a somar ás muitas que já suporta, pois á sua frente serão atendidos os que tiverem relação com uma companhia de seguros!!! Santo Lusitano que tanto sofres mas tanto mais ainda tens de sofrer!!! Ciao, vou telefonar prá companhia de seguros a ver qual é o meu estatuto, se a minha apólice abrange este serviço personalizado!!!!!!!!!!!!!! (vou ter de comprar outra tecla de acento de exclamação!!!!)

PorquéQueNãoMeLembreiDisto??

O hospital de S João no Porto, fez muitos dos seus funcionários que acabaram agora os seus contratos de trabalho, assinar um documento onde se comprometem a trabalhar um mês em regime de voluntariado!!!!!!! Comprometem-se a exercer todas as funções que faziam anteriormente, mas de BORLA!!!! Deste modo, em princípio, protegem os seus lugares para um futuro próximo!!!! E eu que nos últimos meses tive tanta dificuldade em pagar o ordenado da minha empregada, tinha-me tão simplesmente bastado fazer o mesmo!! Ela trabalhava e eu não lhe pagava. Assim mantinha a possibilidade de eu um dia a manter como trabalhadora, a prazo sempre!! É o que dá não darmos a devida atenção aos métodos utilizados pelo nosso estado! É que o director do hospital diz que tudo está a ser feito no cumprimento da lei! Nunca vi esta lei. Acho que vou assinar o Diário da República para ver se consigo ganhar algum dinheiro, dentro da maior das legalidades, mas sem pagar a ninguém!

TáComplicado!

É, isto tá a ficar complicado! Fez no dia 5 dois meses que deixei de fumar! Talvez a partir daí, tenho uma imagem de um cigarro em transparente em frente aos meus olhos! A todo momento vejo o raio do cigarro! E claro, ontem fumei 3 cigarros!!! Um na estrada enquanto esperava o reboque para o "Mitubiti" e dois depois do jantar! Dois!! Hoje depois do pingo, no café, estive quase a pedir um cigarro ao homem que estava á minha frente! Mas consegui retrair-me!! Mas logo a seguir, na garagem fumei um cigarro com o mecânico! Não posso deixar-me ir a baixo!! De jeito maneira! Isto é uma pequena crise, momentânea e vou ter muitas como esta, só tenho é que aguentar mesmo! E, um cigarrito aqui outro ali, nunca será o mesmo que os pelo menos 40 que eu fumava há dois meses!!!!! Ontem de tarde a vontade era tanta que tive de comprar 800 gramas de tangerinas e comi-as todas em 10 minutos!! Hoje vai ser igual!.
Ciao.

Reconciliação

Até fico com vergonha por tanto tempo sem Blogar! Mas a vida tem estado um pouco complicada! No dia 30 Dezembro baixei ao leito com temperatura acima do standard! Levantei-me e sai na véspera de passagem de ano para ir jantar á minha Mãe. Não devia ter feito! De regresso á cama com temperatura ainda mais elevada! Só arrefeci no sábado 3 Janeiro! Fui logo para Caminha tomar o pinguinho directo e fazer as cruzadas do Público, como faço há tantos anos! No domingo fui para casa do João ajudar a montar uns móveis que compraram novos. Até agora tenho andado ocupado a instalar programas de VideoConferência. Ontem o "Mitubiti" da Isabel entregou a alma ao criador (forma simpática de dizer que pifou de vez!) Agora, enquanto chove que se farta lá fora, vou retomar:

/

Anda tudo daltónico!! Todos ou quase todos canais de televisão da TVCabo a mostrarem imagens de Marte e a dizerem que o planeta é mesmo vermelho!! Eu o máximo que consigo ver é um amarelo em alguns sítios mais acastanhado! Se calhar sou eu o daltónico!!!