quarta-feira, março 18, 2009

Que pena o pai

do papa não ter usado um preservativo naquela vez!!!

sexta-feira, março 13, 2009

Não é só a PSP (de Braga)

que é ignorante no que diz respeito á arte de Gustave Courbet! Ou melhor pondo, no que diz respeito á nudez feminina.
É a população quase todinha portuguesa.
Sim, mesmo os mais novos desta era, ainda são educados sob o pesado fardo da vergonha do corpo humano!
.
E então se vamos ao centro do obscurantismo em Portugal, Braga, aí estamos mesmo em perigo!

O que se passou na história da apreensão foi bastante mais preocupante do que o que tenho lido e ouvido até hoje.
Ao que parece, alguém viu um livro com uma imagem de uma mulher nua na capa e sentiu-se insultado, ferido na sua vergonha e tratou de chamar as autoridades para que procedessem á apreensão dos respectivos livros!
A PSP respondeu favoravelmente e assim procedeu.
Ah daqui d'El Rei que a polícia é ignorante e etc etc. Então não sabiam que se tratava de uma pintura de G. Courbert! Esse grande génio da pintura francesa!?!
Ah, então assim sendo, a PSP vai de imediato proceder á restituição dos exemplares apreendidos, que se encontravam já vendidos!, e pedir desculpa ao organizador do evento!
Pois, porque estamos a falar de uma obra prima da pintura do séc XIX !
O caso acabou por se começar a esquecer!
Ora agora é que acho que se devia decifrar o que realmente se passou!
Ao que me parece, se a imagem não fosse deste pintor, se de facto não fosse de nenhum pintor, pelo menos famoso na história da arte, então estaríamos de facto perante uma desgraçada de uma exibição de pornografia barata premente de ser vista por alguma criança ou outro ser mais ou igualmente puro, assim como um membro do clero por exemplo!
Mas não, sendo mesmo uma obra de arte garantida pelos conhecedores, aí não! Aí já se pode mostrar e mesmo, imprimir a mesma na primeira página de um qualquer jornal, de boa tiragem diga-se, que já não fere as susceptibilidades de ninguém! Quem se sentir ferido, é porque é um ignorante! Cambada de iletrados!
.
O que teria pensado o beato ou beata que mandou apreender o livro, ou mesmo o agente, se em vez dessa imagem se tivesse deparado com esta outra, do mesmo mestre pintor:

Bem...! aí estaríamos na presença de uma sala de Bacanal! na presença de qualquer coisa de sacrílego! Então uma mulher nua (talvez a mesma retratada no livro apreendido), e rodeada de tanta gente! Gente, e animais! Mulheres, crianças e homens! Ai meu God! que este mundo está mesmo a decair!
NÃO, pá olha que é arte, e é de um grande pintor!
Bem, então se é assim peço desculpa e digo mesmo, acho a pintura extraordinária! A profundidade! A luz, as proporções! Tudo de uma mestria!
Olha que não, não é arte é mesmo um pré-bacanal!
Ah seus bandidos insurrectos, ateus, tudo para a cadeia, etc etc etc até á exaustão!
.
Esta prosa poderia girar em loop até esgotar a capacidade do server do Blogger e parar!

O que se passa é que ninguém está preparado para ver um corpo nú, pelo menos algumas partes específicas dele! E tudo seria muito mais tranquilo se assim a vida corresse sem que nos fosse obrigado ver, em público, uma imagem tão repugnante!
Vade retro!
Vá lá PSP, estás perdoada. Sempre há agora mais um número indeterminado de pessoas que tiveram oportunidade de ver esta parte de uma mulher, quase como se de uma fotografia se tratasse. Sim, que hà muita gente mesmo (homens) que mesmo casados, nunca tiveram oportunidade (coragem..) de olhar com atenção para essa área da sua mulher, por preconceito, pudor e temor á igreja.!
Já que falo nisso, não se esqueçam de aconchegar o pedido do Papa, e não utilizem os vossos iPods e aparelhos assim do género, nem vão á internet, durante este santo tempo da quaresma.......... ils sont fous les romains!