quarta-feira, janeiro 28, 2004

Camore!

Que Amor ? !
Era para usar a exclamação ou a interrogação ?
Acho que os dois sinais marcham juntos !
Mas não é do Amor interligado a esta fita rendada sobre o capot do carro de um emigrante em dia de casamento que me refiro!
É sim ao Amor de Mãe / Pai !
Na impossibilidade de ser mãe, função que já exerci mas só após parto, cabe-me a felicidade de poder sentir o Amor de Pai.
Este Amor de Pai é uma dádiva oferecida a alguns de nós, mas e para infelicidade dos atingidos por esse amor é também uma dádiva desaproveitada e mesmo desleixada.
Só quem o sente, em qualquer intensidade é que o pode compreender e o pode gozar.
Fico deveras espantado quando vejo a pouca intensidade que alguns pais dão a este Amor de Pai. Fico incomodado quando assisto a descrições de manuais deste amor por indivíduos que nunca o poderão entender tendo em conta que não são pais. E é mesmo mais comum assistir a divagações sobe ele por parte de quem não o sente do que por parte de quem, como eu o sente e vive intensamente.
Nos últimos anos, tenho vindo a ser prejudicado quanto á minha liberdade e ao adquirido direito de o exercer. Por motivos vários. De ordem pessoal e privada, de ordem económica mas pior das muitas vezes, por motivos alheios á minha vontade e desejo e dos quais não me é permitida a minha defesa e pior ainda, a defesa dos que muito amo.
Nós vamos crescendo, os anos vão passando, sobre nós pais e eles filhos.
E, a formação na área do Amor Paterno e Filial, vai-se construindo melhor ou pior.
Começa por ser uma necessidade básica de sobrevivência, elementar portanto, mais tarde atravessa uma fase um pouco ambígua em alguns casos com um alheamento induzido por factores exteriores, mas na melhor dos desenvolvimentos retoma a sua importância e lugar na mente e acções de quem o sente.
Somos todos diferentes e nesta área também o teríamos de ser.
Ás vezes sente-se mais e mostra-se menos e por outras sente-se menos e mostra-se mais com a inevitável posição de entremeio que são indivíduos um pouco amorfos para o meu gosto, que são os a quem não se consegue distinguir e perceber se na realidade sentem ou são sentidos!
Eu criei um filho, na total e completa acepção de palavra. Criei uma filha mas já com dificuldades de continuidade de acção real. E tenho uma outra que não me foi permitido um acompanhamento, mútuo mais continuado!
Verdade é que o meu Amor de Pai para com os três filhos é exacta e realmente equiparado, não me permitindo qualquer graduação de intensidade ! Impossível sob o meu ponto de vista e compreensão do que é o Amor de Pai ! Tenho sofrido bastante e bem que gostava que fosse muito menos ou mesmo nada, no que toca ao meu bem estar psicológico, base que pode gorar um alcance de perfeição para um bom, razoável desenvolvimento pessoal. Meu e deles !
Estou absolutamente convencido, e sem qualquer tipo de pudor em dizer ou sentir, que me considero um Ser cumpridor dos seus valores de ética principalmente, no enquadramento do sentimento do Amor de Pai !
Sei as minhas condicionantes, sei as minhas virtudes, assim como reconheço algumas preocupantes falhas ou desatenções. Esta auto-avaliação, constante, permite-me moldar a cada momento a minha forma de agir com ajustamentos constantes na busca da perfeição inatingível! Mas essa inatingibilidade é para mim objecto de desejo. É um incentivo para que me torne se bem que nunca perfeito, o mais aproximado possível!
Fosse a perfeição possível, teríamos já quem a comercializasse! Com a falta de ética que nos rodeia!
Mas voltando á minha imperfeição e constante re-arranjamento, em constante alteração de desenvolvimento, sinto a pouco e pouco que o objectivo por mim traçado, afasta-se a uma velocidade preocupante! Quando nos faltam condições para desenvolver os nossos mais íntimos e desejados sonhos. Os nossos objectivos que nos dão razão de vida, sofremos e tendemos a perdermos-nos ! Uma coisa é certa, se mais não faço é por indisponibilidade de poder ! Não de vontade, desejo ou ambição!
Continuo a seguir um percurso interiorizado automaticamente e que me mantém com sanidade e vontade de prosseguir! E prossigo !
Bem haja quem vive o Amor de Pai.