sábado, janeiro 10, 2004

MeusQueridos....

Que é que posso dizer que vocês não saibam? Bem pensando melhor há muito que vocês não sabem! Nunca gostei da palavra "vocês" por exemplo! E também não gosto de saber algumas coisas que sei!! Podia bem passar sem saber tanta coisa que fui aprendendo todos estes anos! O conhecimento não ocupa espaço, dizem, se bem que claro que ocupa mas nós temos tanto espaço por ocupar de qualquer forma. Não ocupa espaço, mas magoa ás vezes! E de que maneira magoa!! Eu sonhei ser pai, creio que com mais vontade, a partir dos vinte anos. Tinha assim umas visões de me ver a jogar football na praia com o meu filho, este aí com uns dez anos! Tinha outras em que andávamos os dois de mota pelos montes. Possivelmente em Valongo que era onde eu nessa altura me divertia com os meus amigos. E aí os anos começaram a passar mais depressa, e eu comecei a ficar com medo que estaria a ficar em idade com amplitude perigosa ! Com medo de vir a ter uma diferença de idades com o meu ou meus filhos, de forma que não me permitisse acompanha-los assim como que tipo "amigo"!! E por isso, acelerei o processo e casei assim como que de repente em poucos meses após conhecer a minha primeira mulher.
Claro que gostava dela. Sou tolo mas nem tanto! Mas cedo esse casamento se desmoronou e não vou sequer aqui tocar nos motivos. Nas causas e consequências como se estudava na disciplina de História antigamente! Acabei por ficar com um filho quase bébé nos braços! Consegui moldar o meu trabalho e toda a minha vida social (um pouco reduzida pelo trabalho intenso), de forma a patrocinar um crescimento e educação o mais saudável possível. Claro que dentro dos meus parâmetros. Tive momentos complicados, mas o mais difícil foi mesmo manter a sanidade moral do meu filho que por ausência de contactos pela mãe teve uma falha enorme por falta de afecto maternal. Eu acho que lhe dei afecto por dois, pelo menos. Mas também sei que fui sempre, e continuo a ser, de certa forma, muito exigente! Posso mesmo dizer que não conheço mais exigente nas minhas relações! Mas atenção, essa exigência baseada numa linha de ética e moral considerada por mim como próximo do excelente! Modéstia a minha!!
Mas ninguém é perfeito e eu nem para lá caminho! Prejudiquei este meu filho, psicologicamente quando decidi re-casar. Não sou doido! Só me apercebi disso quatro anos passados sobre esse segundo casamento! Tentei recuperar os estragos mas não me foi possível! A minha segunda mulher, talvez por deficiência grave de formação moral (isto são palavras do irmão dela) maltratou psicologicamente o enteado! Nas minhas costas! Com conhecimento de outros familiares! Mas nas minhas costas! Até um dia. Um dia apercebi-me de uma enorme indisposição em casa. Tive uma conversa de algumas horas pela noite dentro. Fiquei feliz e aliviado por ter conseguido construir uma solução para o problema! No dia seguinte ela saiu de casa!!! Não percebeu nada nada nada!
Logo ou amanhã continuo! Ciao