quinta-feira, março 25, 2004

Oftalmologia e Óptica !


É uma área que não me agradava de todo mas que, desde o meu interesse na fotografia, gosto cada vez mais.
Não propriamente a Oftalmologia mas estão as duas interligadas.
Como é que seria se nós tivéssemos integrada na nossa visão, a possibilidade de "zoom" ?
Por exemplo como o desta objectiva que tem uma distância focal correspondente a entre 50 a 500 mm !!
E isto para um plano focal de 24X36 mm.
O nosso plano focal sendo bastante menor (não tanto assim) corresponderia a um aumento entre 1.5 a 2. Querendo isto dizer que a distância focal seria qualquer coisa como uns 75 a 750/1000 mm !!!!!
Ora eu com o meu poder de visão, tenho vindo a ver as coisas tão mal estes anos !!
Ás vezes elas estão mesmo á minha frente, como que uma imagem "macro" e eu vejo outra coisa diferente !
E se me habituar á imagem, muitas vezes leva uma eternidade até uma boa focagem e percepção da mesma !
Acho que devo ter um poderoso filtro tipo "polarizador de maldade" que esconde as camadas piores das imagens e só me permite ver a perfeição. mesmo onde ela não existe.
Mas como esse filtro deve ter um efeito temporizado, mais tarde ou mais cedo vem a desilusão, em forma de imagem real !
Aí sou sensibilizado e avisado talvez por estímulos eléctricos que após um "scan" demorado das imagens se recusa a guarda-las no melhor arquivo e remete-as para a área de imagens recusadas !
Por vezes essa percepção vem demasiado tarde, por outras é espontânea !
É muito raro que a espontânea seja errada, mas as arquivadas sem revisão acabam por causar danos internos na minha memória, que se recusa a uma exclusão imediata das mesmas e atrasa a sua remoção !
Pode ser que num futuro, a ciência consiga transformar a nossa retina ou globo ocular de forma a integrar um "zooming" tão eficaz !
Por enquanto, tenho de me contentar com a visão que tenho e prosseguir na recolha de imagens conforme tem vindo a ser feita, mas tentando sempre activar o "scan" o mais breve possível !
Cada um entenda á sua maneira, que eu já nem me quero lembrar da razão destas palavras !!
Beijos e abraços.